sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escalador morre após cair de altura de 70 metros na Região Serrana do Rio

O escalador Jomar da Silva Amorim, 29, morreu na tarde de quinta-feira (30) ao cair da pedra do Cão Sentado, no Parque Ecológico Cão Sentado, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, de uma altura de cerca de 70 metros. Ele estava escalando a encosta da pedra, que tem cerca de cem metros de altura, quando se desequilibrou, caiu e morreu na hora.


 Segundo o instrutor de esportes radicais Jonas Wanderroschy, 27, que trabalha no parque e participou do resgate, o escalador não estava usando capacete e deixou de grampear uma corda de segurança na pedra.
Ele explica que o parque, que oferece tirolesa, escalada e arvorismo, entre outros esportes, na parte mais baixa, não incentiva a prática de esportes radicais na área do Cão Sentado devido à altura.
"A gente não aconselha a escalada lá por causa da altura e por causa da dificuldade no resgate, mas não temos como controlar todo mundo. O parque tem muitas entradas e, apesar de pedirmos para o pessoal avisar, muitas vezes os escaladores vão para lá e não ficamos sabendo", afirmou.
A administração do parque informou ainda que Amorim não havia avisado que pretendia escalar a pedra. O corpo do escalador foi removido do local pelo Corpo de Bombeiros por volta das 17h de quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário