quarta-feira, 12 de junho de 2013

Feira de franquias começa hoje em SP


De hoje até sábado, São Paulo abriga o maior evento sobre franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2013. A feira, maior do tipo pelo segundo ano seguido, pretende movimentar 450 milhões de reais em novos negócios.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizado pela BTS Informa, terá mais de 470 expositores entre franquias nacionais e delegações de associações internacionais.
Mais de 60 mil pessoas devem visitar os estandes nos próximos dias. No ano passado, foram 50 mil visitantes e 400 milhões de reais em novos negócios.
Em 2012, o setor de franquias brasileiro alcançou faturamento de 103 bilhões de reais, um aumento de 16,2% em comparação ao ano anterior. De acordo a ABF, houve um aumento de 19,4% no número de marcas, passando de 2.031 para 2.426 empresas entre 2011 e 2012. A feira acontece nos pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, entre 13 e 21 horas. O ingresso para a área de exposição custa 60 reais.

Confira algumas dicas de especialista



Qual negócio lhe atrai

Uma boa franquia é aquela que está dentro de um setor ou ramo de atividade com o qual você mais se identifica. Se você é apaixonado por carros, por exemplo, pode facilmente ser atraído por franquias como oficinas mecânicas, postos de combustíveis, locadoras ou concessionárias de automóveis etc. Defina isso antes de ir ao evento.

Vá nos primeiros dias

Sexta-feira e sábado são os dias mais concorridos e todos os expositores estão muito cansados. É no início da feira que as pessoas estão mais animadas nos estandes para dar as informações de forma detalhada e dar mais atenção para quem quer abrir um negócio.

Mapeie a feira

Quando chegar ao local, tire alguns minutos para analisar o folder do evento. Tome um café com calma e faça uma primeira avaliação das empresas que estão presentes, localizando-as previamente na planta que é oferecida. Selecione, então, aquelas que mais se identificam com o seu interesse.
Priorize as visitas
Dê preferência para conhecer primeiro os estandes dos negócios em que tem interesse e não subestime o tempo necessário para cada estande. O ideal é que cada visita, inicialmente, não ultrapasse 15 minutos. Nesta etapa, procure descartar imediatamente as franquias que não lhe interessaram.

Elimine franquias

Comece fazendo três perguntas objetivas para eliminar as franquias que não possuem as características necessárias para você. As perguntas sugeridas são: "Que tipo de financiamento vocês oferecem para adquirir a franquia?", "Qual o tipo de experiência exigida para o negócio?", "Vocês querem colocar uma franquia em minha cidade/região?".

Conheça a rede

O próximo passo consiste em realizar perguntas igualmente diretas, porém, mais detalhadas e que podem gerar uma boa conversa sobre o negócio. Leve o material promocional da franquia e compare com as informações fornecidas.
"Em que consiste o conceito e o sistema de operação do negócio?": toda franquia possui um conceito, tente obter informações que você não encontrará nos materiais de venda.
"Vocês possuem um plano de crescimento na minha região?": esta resposta pode dar uma ideia sobre os esforços que serão dirigidos pela franqueadora para sua região.
"Pode me explicar seu programa de treinamento para o negócio?": verifique o tempo do treinamento, onde ele é promovido e sua profundidade. Um programa de treinamento sólido representa o cuidado do franqueador com seus franqueados.
"Quantas unidades próprias vocês operam?": um dos pontos mais importantes no franchising, para não dizer o principal, é o conhecimento que o franqueador tem para oferecer. Se um franqueador não opera nenhuma unidade, como ele poder passar experiência para a sua operação?
"Como funciona o suporte ao franqueado?": um franqueador com bom suporte pode representar a diferença entre sucesso e fracasso. Verifique se esse suporte já existe desde o início da instalação da franquia e durante sua operação.

Isenção de taxas

A princípio, isto pode parecer ser uma vantagem, mas, no franchising, são as taxas que remuneram todo o treinamento e o suporte que o franqueador vai dar a você. Logo, será que o suporte não será igual a taxa, ou seja, zero?

Consulte outros franqueados

Normalmente, a pergunta inicial que todos fazem é quanto dinheiro é necessário para instalar a franquia. Esta é sempre uma questão muito difícil de ser respondida pelo franqueador, pois depende de uma série de variáveis específicas, como performance de negócios já em operação, ponto comercial e do próprio segmento de atuação. É melhor conversar com franqueados da rede para saber, na prática, tudo o que foi necessário para começar a operar.

Corretores de franquias

Cuidado com os estandes que expõem várias franquias. Alguns atuam como consultoria das redes e outros como corretoras. As consultorias auxiliam as empresas na formatação da franquia, no planejamento da expansão do negócio e na definição do perfil dos franqueados, no entanto, o contrato é assinado diretamente entre a empresa e o candidato, sem intermédio da consultoria.
Já as corretoras, são movidas pela comissão de venda da franquia e não pela gestão para garantir a continuidade do negócio. Uma franquia que necessita de terceiros para realizar suas vendas dá sinais de que também não possui preparo suficiente para entregar o que foi vendido por terceiros.

Sem compromissos
 
Feira é como se fosse uma "balada", ou seja, nada apropriado para fazer ou receber pedidos de casamento, define Rizzo. Antes de casar, deve-se investigar muito. Não assine nada nem se comprometa com nenhum dos negócios, mesmo que você esteja totalmente apaixonado.
Não se deixe levar por promoções do tipo "Os 10 primeiros a assinar o contrato não pagam taxa de franquia". A Lei de Franquias determina um prazo mínimo de 10 dias para avaliação antes de fechar o negócio, portanto, a empresa que faz esse tipo de apelo provavelmente não é séria.
Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), diz que, durante a ABF Franchising Expo, algumas empresas oferecem um pré-contrato, com condições especiais que garantem, por exemplo, prioridade para o candidato em determinada região. Ele diz, ainda, que, em caso de contratos assinados durante o evento, as empresas responsáveis são encaminhadas para o Comitê de Ética da ABF.

Rato de laboratório

Tenha sempre muita calma antes de entusiasmar-se com a ala das franquias internacionais da feira. Você pode acabar como o "rato de laboratório" da rede, experimentando os novos conceitos no Brasil.













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